Imprensa

Mostra de cinema discute sertão

O Cinema Comentado Cineclube de Montes Claros e a Fulô Comunicação e Cultura promovem nos dias 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2012, a Mostra de Cinema O Sertão é o Mundo. O evento, patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e Programa BNB de Cultura, acontece em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes e o projeto Curta Circuito (BH). A curadoria da mostra é de Daniela Fernandes, do Curta Circuito de Belo Horizonte. São seis longas e seis curtas metragens que serão exibidos durante os quatro dias da mostra, além de duas oficinas, uma de Direção e outra de Iluminação.

Em 2007, o Cinema Comentado realizou na cidade o Primeiro Festival de Cinema de Montes Claros, homenageando os 10 anos de retomada do cinema brasileiro. Na ocasião estiveram na cidade para palestras, oficinas e debates, diretores de cinema como Cláudio Assis, Cláudio Marins, Sylvio Back, Alberto Graça, Daniel e Diego Lisboa, Geraldo Veloso, Vinícius Cabral, Paulo Henrique Souto e Andréa Martins, além da produtora Vânia Catani. A partir de 2009, o Cinema Comentado passou a ser uma entidade, com estatuto e diretoria, filiado ao Conselho Nacional de Cineclubes (CNC).

Para o sociólogo Fernando Rodrigues, diretor de programação e produção do Cinema Comentado Cinecluibe, a Mostra representa mais uma vitória em relação ao fomento e estímulo do audiovisual na cidade. “É também uma oportunidade de aproximar o público do que há de mais recente e representativo na produção de audiovisual no Brasil”, analisa. Fernando Rodrigues acredita que a realização de oficinas técnicas e teóricas ajudam no acesso à capacitação e conhecimento mais aprofundado da linguagem cinematográfica.

As oficinas citadas por ele são as de Iluminação, coordenada por Matheus Antunes Ribeiro de Oliveira, e a de Direção, coordenada por Affonso Uchoa. Matheus Oliveira é formado em Comunicação Social/Cinema e Vídeo pela UNA, de Belo Horizonte, e Affonso Uchoa em Comunicação Social, pela UFMG. Os dois têm no currículo direção cinematográfica, trabalho em curadoria e participação em festivais de cinema no estado e no país.

Segundo o jornalista Elpídio Rodrigues, presidente do Cinema Comentado Cineclube, este é mais um momento importante para Montes Claros, que vai conseguir assistir filmes independentes e de sucesso, que fogem da “dieta” do circuito comercial, e ainda conversar com o diretor pernambucano Cláudio Assis – que fecha a mostra no dia 22, quando será exibido o seu filme mais recente, Febre do Rato. “A nossa intenção é a formação de público e a valorização do cinema brasileiro, e, com a Mostra, especialmente, dos filmes que tratam das questões do que nós entendemos como sertão”, avalia.

Programação

As sessões acontecem a partir das 19 horas no espaço aberto em frente à Biblioteca da Unimontes, e serão gratuitas. No sábado, 22/09, acontece o lançamento especial do filme Febre do Rato, no Ibicinemas. A Mostra O Sertão é o Mundo tem também o apoio do Ibicinemas, Elefantte Agência e Produtora, Badulaque e Taquara’s Bar.

 

Inscrições para oficinas de cinema terminam dia 14

Terminam nesta sexta-feira, dia 14, as inscrições para as oficinas de Direção e Iluminação, que acontecem durante a Mostra de Cinema “O Sertão é O Mundo”, que será realizada de 19 a 22 de setembro. O evento é uma promoção do Cinema Comentado Cineclube de Montes Claros e a Fulô Comunicação e Cultura, com patrocínio do Fundo Estadual de Cultura e Programa BNB Cultural.     As oficinas oferecidas durante a mostra são as de Iluminação, coordenada por Matheus Antunes Ribeiro de Oliveira, e a de Direção, sob a coordenação de Affonso Uchoa.
Matheus Oliveira é formado em Comunicação Social/Cinema e Vídeo pela UNA, de Belo Horizonte, e Affonso Uchoa em Comunicação Social, pela UFMG. Os dois têm no currículo direção cinematográfica, trabalho em curadoria e participação em festivais de cinema no estado e no país.
As oficinas, que são gratuitas, acontecem na sala 301 do Centro de Pós-Graduação do prédio da Fadenor, na Unimontes, que é parceira da mostra. Os interessados em se inscrever em qualquer das oficinas devem acessar o endereço:www.cinecomentado.com.

Consultoria
Ator e diretor, o montes-clarense Paulo Henrique Souto, depois de 45 anos fora da região, volta à cidade e é atualmente o consultor da Mostra “O Sertão é O Mundo”. Paulo Henrique trabalhou com grandes nomes do cinema nacional, como Luiz Carlos Barreto, Mariza Leão, Cacá Diegues, Arnaldo Jabor, Carlos Alberto Prates e Alberto Graça.
Para ele, que já esteve na cidade como convidado especial em outros eventos cinematográficos, é importante constatar que o mercado regional de audiovisual continua crescendo. “Festivais e mostras, quando bem organizados, são importantes para a difusão e discussão do cinema brasileiro. E Montes Claros tem potencial para isso, tem público, com diversas faculdades, e profissionais que entendem de cinema e trabalham seriamente. Acredito que através da educação e da cultura podemos contribuir para a transformação da nossa cidade em uma metrópole”, avalia Paulo Henrique.

Outros contatos:
Elpídio Rocha – (38) 9121-7508
Fabíola Versiane – (38) 8433-9545
Márcia Braga – (38) 9934-4245 – 9171-2308

 

Outros contatos:

Elpídio Rocha – Presidente do Cinema Comentado Cineclube – Fone:  (38) 9121-7508

Márcia Braga –  Diretora de Divulgação e Documentação – Fone:  (38) 9934-4245

Paulo Henrique Souto – Assessor de Imprensa – Fone: (38) 9942-1764 – (38) 3084-5377

Comments: no replies

Join in: leave your comment