Mostra “Dia dos Gerais” é realizada em comemoração à cultura e história do Norte de Minas

Todo dia 08 de dezembro a capital do estado mineiro é transferida para a cidade Matias Cardoso em comemoração ao Dia dos Gerais. Pesquisadores apontam como primeira cidade de Minas a ser povoada.

A primeira edição do projeto tem sua realização na próxima sexta (8) e sábado (9) e tem como objetivo resgatar, valorizar e difundir a diversidade cultural do Norte de Minas Gerais. Serão desenvolvidas ações que culminarão numa Mostra “O Dia dos Gerais”, em que serão oferecidas diversas atividades gratuitas como: oficina de comunicação popular; realização de uma feira cultural com produtos de artistas locais; Cine Sertão com exibição de filmes de produtores locais; apresentações culturais de artistas regionais, e; produção de um documentário sobre a mostra e sobre a cultura do Norte de Minas.

A primeira atividade do projeto será uma oficina de comunicação popular com jovens do bairro Santos Reis, em Montes Claros. A iniciativa será conduzida por Indi Gouveia, jornalista, que vai socializar com o público sua experiência em fotografia e redação textual. No encerramento será exibido o documentário Berço dos Gerais produzido por Mateus Sizilio e o curta-metragem Vertente de Samuel Reis.

A proposta é que, com o conhecimento da oficina, o grupo faça a cobertura jornalística dos eventos culturais que serão realizados no dia 09 de dezembro, no Solar dos Sertões (praça da matriz). Além das apresentações com artistas locais, será realizada também uma feira da cultura do Norte de Minas.

A Mostra Dia dos Gerais tem o incentivo da Prefeitura Municipal de Montes Claros.

Article by Vanessa Araújo

Comments: no replies

Join in: leave your comment