Consciência Negra: Cineclube exibe documentário “A Negação do Brasil”

No próximo dia 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra. Dentro da programação, o Cinema Comentado Cineclube exibe A NEGAÇÃO DO BRASIL (Joel Zito Araújo, 2000), documentário que traz à tona a história das lutas dos atores negros pelo reconhecimento de sua importância na história da telenovela brasileira.

Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.

A exibição do filme começa às 19h30 do dia 21 (terça-feira) e a entrada é gratuita. A sessão será comentada pela professora Maria Railma Alves, da Unimontes. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Rio de Janeiro, Railma atua principalmente com temas relacionados a gênero, raça, diversidade e cultura.

Programação da Semana da Consciência Negra

Além da sessão em parceria com o Cineclube, a Semana da Consciência Negra também tem na programação apresentações artísticas, entre elas, a cantora Amanda Souza e a dupla Fabiana e Bruno, que apresentarão canções que abordam o universo afro.

O evento contará também com uma apresentação da Companhia de Dança Parafolclórica Saruê, da Unimontes e a representação de um terreiro de matriz africana encenada pelo movimento afro Manzo Makuazenza Mazambe.

Também será realizado, no Fórum de Montes Claros, uma roda de conversa com o tema: “Assistente sociais na luta contra o Racismo”. Neste ano a cidade também receberá a 1º Marcha contra o racismo e a intolerância religiosa. Você pode conferir a programação completa no site da Prefeitura de Montes Claros.

O Cinema Comentado Cineclube atua em parceria com a Secretaria de Cultura de Montes Claros. As sessões são gratuitas e acontecem na sala de Audiovisual do Centro Cultural Hermes de Paula.

 

Article by Vanessa Araújo

Comments: no replies

Join in: leave your comment