Coletânea de curtas sobre a cultura negra será exibida no sábado (30)

No próximo sábado (30) o Cinema Comentado Cineclube exibe uma coletânea de curta-circuitos sobre a cultura negra. A seleção faz parte de uma coleção contendo 110 títulos produzidos por órgãos governamentais de produção e fomento ao cinema, como o Instituto Nacional do Cinema (ICN), entre outros.

O acervo de curtas e médias-metragens reúne preciosas imagens de várias regiões do país, perfis de personalidades e registros de manifestações culturais brasileiras. Os filmes foram organizados em 20 programas temáticos, que envolvem o trabalho de 49 diretores, e serão exibidos gradativamente dentro da programação do Cineclube. As produções deste sábado trazem ao público uma discussão sobre as raízes culturais e religiosas do Brasil.

Confira a programação:

Igrejas de preto e pardos-1976,Cor e P&B, 18Min | No Brasil Colônia, os negros escravos foram conduzidos pelo branco a um processo de aculturação, no qual abandonaram seus ritos e cultos pelo catolicismo.

Orixá Ninú Ilê (Arte Sacra Negra1)-1978, Cor, 25Min | A organização hierárquica e os conteúdos de um terreiro nagô. A concepção do ciclo vital expressa na simbologia dos orixás do Panteão da terra, Nanã e seus filhos Obaluaiê e Oxumaré.

Espaço Sagrado-1975, Cor e P&B, 17Min | O culto dos orixás no terreiro, na cidade de Cachoeira, Recôncavo Baiano. A casa de Exu e a comida sagrada. A camarinha, as ervas para fins rituais e os presentes para Iemanjá.

As sessões do Cineclube acontecem na sala de audiovisual anexa ao Centro Cultural Hermes de Paula, a partir das 19h. A entrada é gratuita e aberta aos interessados em discutir Cinema.

Article by Vanessa Araújo

Comments: no replies

Join in: leave your comment