“Ninguém sabe dos Gatos Persas” é atração deste sábado

No próximo sábado (29) o Cinema Comentado Cineclube exibe NINGUÉM SABE DOS GATOS PERSAS (2009). Dirigido pelo premiado diretor iraniano Bahman Ghobadi, o filme traz a história de um casal de músicos na Teerã (capital do Irã) atual. Em contraposto aos outros filmes de Ghobadi, este traz o lado turístico da cidade, colorida, cultural, tecnológica e, acima de tudo, bonita.

Na trama, Negar e Ashkan são dois artistas que acabam de sair da prisão. Decididos, eles estão em busca de outros músicos que estejam dispostos à abandonar o país em direção à Europa, onde já possuem um show programado. Entretanto, a tarefa não será nem um pouco fácil.

Em meio à pesada censura exercida pelo governo, os artistas precisam de permissões para poderem se reunir, produzir ou se apresentar. Quem é flagrado ensaiando, com filmes ou músicas proibidas, é encarcerado, paga multas e é punido com chibatadas. É neste ambiente caótico e perigoso que descobrimos um lado pouco conhecido de um dos países mais comentados do oriente médio: uma infinidade de estilos, tribos e expressões.

Apesar do clima bem-humorado do longa, NINGUÉM SABE DOS GATOS PERSAS não foge das críticas do diretor. Para o crítico Marcelo D’Amico, a produção é um “filme-guerrilha que mostra o contraste entre desenvolvimento e conservadorismo ligado à religião como justificativa para regular a vida de um povo, e a tristeza de uma juventude oprimida, porém, guerrilheira, no meio urbano, armada com instrumentos e letras”.

As exibições dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, na sala de audiovisual anexa ao Centro Cultural Hermes de Paula, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte.

Confira o trailer

Article by Vanessa Araújo

Comments: no replies

Join in: leave your comment