Montes Claros recebe 2ª edição da Mostra Pequi de Audiovisual

Começa na próxima quinta-feira, 1º de junho, e vai até o domingo (4) a 2ª Mostra Pequi Audiovisual do Norte de Minas. O evento reunirá centenas de pessoas no Centro Cultural Hermes de Paula.

A Mostra tem caráter competitivo regional e nacional, e a premiação será realizada com entrega de troféus e certificados. Durante os dias de evento também serão realizadas oficinas gratuitas de Cinema e TV.

De acordo com o idealizador da Mostra, o diretor Alexandre Naval, neste ano foram mais de 100 filmes inscritos, produzidos em vários estados do país. A diretora paulistana Fabiana Stig é a convidada especial nesta edição. Ela ministrará a oficina “A Desconstrução da Construção do Documentário”.

Nos quatro dias de evento serão cerca de 60 filmes exibidos. Os títulos selecionados e a programação do evento estão no site oficial da Mostra: www.cinenacionalguerra.com.br.

Em virtude da realização da Mostra Pequi Audiovisual, o Cinema Comentado Cineclube não realizará exibição neste sábado (3). Retornamos na próxima semana, dia 10/6, com o documentário Ôrí (1989).

A produção é uma parceria entre a cineasta e socióloga Raquel Gerber e a historiadora Beatriz Nascimento. O documentário é a colagem das mais importantes discussões sobre a cultura negra no Brasil entre as décadas de 70 e 80.

Ôrí significa cabeça, um termo de origem Iorubá, povo da África Ocidental, que, por extensão, também designa a consciência negra na sua relação com o tempo, a história e a memória.

Article by Vanessa Araújo

Comments: no replies

Join in: leave your comment