Drama alemão é cartaz no próximo sábado

1

No sábado (22), o Cinema Comentado Cineclube exibe A ONDA (2008). Dirigido pelo alemão Dennis Gansel, que também atua na produção, o filme traz uma discussão a respeito da autocracia. Na trama, o professor Rainer (Jürgen Vogel) propõe aos alunos que criem uma espécie de governo na sala de aula. Com a intenção de explicar a eles o efeito do cultivo de lideranças autoritárias em uma sociedade, a experiência proposta pelo professor acaba fugindo do controle.

A produção é baseada em uma experiência real proposta por um professor na Califórnia, em 1967. A primeira versão do filme foi produzida nos Estados Unidos, para a televisão e, mesmo tratando o tema com menos profundidade, fez muito sucesso no meio acadêmico. A ONDA cumpre bem a proposta de discutir temas como a psicologia das massas, mas também se destaca em assuntos como o bullying e os relacionamentos amorosos e familiares.

Para Conrado Heoli, do site Cineplayers, “A ONDA revisita situações e levanta questionamentos que parecem distantes da realidade social de hoje para muitos, mas que são facilmente identificados, uma vez que se considere a homogeneização da população contemporânea, massificada não apenas pela mídia – como corretamente é dito – mas também por si própria”.

Tudo gira em torno de uma única pergunta: seria possível uma nova ditadura na Alemanha? A ONDA nos faz refletir sobre os limites entre um movimento baseado em uma ideologia racional e democrática e um movimento autoritário, intolerante, irracional e violento.

A exibição dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, na sala de audiovisual anexa ao Centro Cultural Hermes de Paula, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte.

Serviço:

A Onda (Dennis Gansel, 2008). 107min. Classificação: 16 anos.

Article by Vanessa Araújo

Comments: no replies

Join in: leave your comment