“A Última Tentação de Cristo” é cartaz deste sábado

a ultima tentacao site

No sábado (15/4), o Cinema Comentado Cineclube exibe o controverso A ÚLTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO (1988), do norte-americano Martin Scorsese. A produção foi muito criticada pelos fundamentalistas cristãos, na época de seu lançamento, e ainda hoje traz uma discussão pouco usual a respeito da vida de Jesus.

Adaptado da obra do escritor e filósofo grego Nikos Kazantzakis, o filme mostra um Jesus Cristo cheio de medos, questionamentos e angústias, que está divido entre seu lado divino e seu lado humano. O messias do versátil e marcante Willem Dafoe surpreende os expectadores, que se deparam com um filho de Deus tão frágil e rebelde quanto eles próprios.

Para Yure Correa, do site Papo de Cinema, “como tal conhecedor que é, [Scorsese] não tarda a enxergar em seu longa um potencial barroco que provém da contradição, do conflito entre o sacro e o carnal, entre a vida efêmera e pecadora e a promessa da eternidade no paraíso, entre o humano e o divino”. Para Yure, o filme “compõe seus quadros com um jogo de luzes e sombras contrastadas, enche a boca de seu protagonista ora com indagações, ora com críticas à ordem vigente e, por fim, com súplicas de perdão”, para ele, características visuais e temáticas que fazem jus às obras de artistas como Caravaggio e Gregório de Matos Guerra”.

Além da riqueza como produto cinematográfico, A ÚLTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO foi escolhido propositalmente para o Sábado de Aleluia, primeiro dia depois da crucificação e morte de Jesus Cristo e o dia anterior ao Domingo de Páscoa, o dia da ressurreição. “Com o filme de Scorsese, viemos propor uma discussão diferente, de outro ângulo, a respeito da vida de um dos maiores líderes espirituais que existiu. O filme surpreende tanto pela abordagem sobre a vida de Jesus, quanto pela linguagem estética. É lindo e polêmico.”, afirma Andrea Martins, professora e diretora financeira do Cineclube.

A exibição dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, na sala de audiovisual anexa ao Centro Cultural Hermes de Paula, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte.

Serviço:

A Última Tentação de Cristo (Martin Scorsese, 1988). 164min. Classificação: 14 anos.

Article by Vanessa Araújo

Comments: 1 reply added

Join in: leave your comment